Reciclagem é uma idéia em voga nesta virada de milênio, e não apenas no sentido ecológico, mas cultural. São fenômenos típicos da chamada pós-modernidade a citação, a releitura, a descontextualização, e a mistura de estilos. Na comunicação, isso abre espaço para coisas que, num primeiro momento, pareceriam totalmente non-sense, mas que caem nas graças do público exatamente pelo seu caráter inusitado. Às vezes, a radicalidade do deslocamento e do improviso soa mais criativa do que a originalidade de uma produção impecável.
Essas características estão presentes no vídeo-convite que a Diesel lançou para uma de suas baladas que ocorrerá em vários locais do mundo. É reciclagem pura! Com o acréscimo de pequenas animações, vejam como tudo muda: um lixo pornográfico, demodé e de 5a categoria, virá um vídeo-clip descolado.
Para dar os devidos méritos, vi este vídeo pela primeira vez no Kanye's Blog, que está indicado aqui ao lado.
2 comentários:
Vi esse vídeo durante a semana e confesso que nao gostei... muito apelativo, assim como as campanhas da AXE, mas concordo com a idéia de reciclagem que aparece nele.
Achei interessante pois o que vc chamou de reciclagem eu chamava de hibridismo de linguagens... que de fato pode ser uma reciclagem. E meu exemplo eram os mashups de música.
Essa semana ouvi um interessante: Phil Collins X Bloc Party - Shes Hearing In The Air Tonight
http://blip.fm/profile/Inagaki/blip/448552
Eu gostei, achei bem-humorado, provocativo, talvez seja isso que a marca queira passar.
Além disso tecnicamente é perfeito.
Postar um comentário